Batalhão de Caçadores 2863 - C.C.S.

Abril 13 2010

VILA JUNQUEIRO 2010 - GURUÉ 40 DEPOIS  

 

 

Ver para crer, o nosso amigo João Gonçalves (jrb.gonçalves@gmail.com) que vive em Nampula, desde o fim da nossa guerra, mandou-nos as fotos que se seguem no post (fotos de 2010). Sem dúvidas, para quem ali vá hoje, não reconhecerá uma vila bonita onde a CCS passou um breve período da sua comissão. Uma maravilha para o blog, os nossos agradecimentos ao João Gonçalves, penso que todos vão gostar.

 

o e-mail do João Gonçalves

 

 

 

Caro Benildo

 

 

 

Envio-te algumas  fotos  que tirei no Gurué para que os nossos camaradas da CCS possam ver se ainda se recordam do quartel e da vila em si . Ruínas é "mato".
Um abraço

 

 

 

De Vila Junqueiro e do quartel pouco me lembro, pois o tempo que ali passámos foi de pouca duração, e não houve histórias em termos militares que a memória retivesse. Do cinema lembro-me, não porque visse lá algum filme, mas sim por ter o único café ou cervejaria da vila onde passávamos a maior parte do tempo disponível da tropa. O tempo era passado a jogar "Poker de dados" no café, jogo que era muito popular na vila.

O clima de Vila Junqueiro era bastante húmido e quente, mas agradável, estava sempre a cair uma espécie de "cacimbo" o que justificava a existência de tantas plantações de chá. A fruta também era abundante sobretudo laranjas, bananas e abacaxis, cujo preço era quase de graça, lembro-me uma vez que quis comprar bananas numa Missão, a quantidade mínima que me venderam foi um cacho com alguns 30 quilos, comemos bananas de castigo.

Outra coisa que me lembro bem foi do chá que bebi, (não o bebi em pequeno), era ao pequeno almoço com leite sem leite, ao almoço e toda a hora, nunca mais bebi tanto chá. Como já contei noutro post, no dia em que saímos de Vila Junqueiro, os fazemdeiros presentearam-nos com caixas e caixotes de chá, de todos os tamanhos, na parada do quartel havia uma pilha de caixas e cada um carregou o que lhe apeteceu. Foram simpáticas as pessoas de Vila Junqueiro. 

 

 

 

Cine Gurué (a sala de cinema)

 

 

 

 

 

  A avenida principal

 

 

 A mesma avenida noutro ângulo. (O alcatrão derreteu)

 

O nosso quartel (parece que foi bombardeado)
O interior do Quartel (Plantação de Cana de Açúcar?)
É so mato no interior.
Obelisco junto ao ex-quartel
Tanque de água junto do ex-quartel
 
A equipa do Sapo está a melhorar a área dos blogs, estou com algumas dificuldades e editar novos posts, neste momento, mas não quis deixar de publicar estas maravilhas que o João Gonçalves nos enviou. Desculpem algum erro, logo que possível, o texto será revisto. Agora é só para relembrar se for possível. A guerra de facto não aproveita a ninguém.
Um abraço
Benildo  
p>

publicado por Benildo Lopes às 00:07

Segundo a vista do povo local,a vila do gurué esta melhorando.mas ha muita falta de emprego devido as fábricas que la se foram.
Inácio Naera a 1 de Agosto de 2010 às 11:23

Por favor gostaria ter lista dos Administradores e seus adjunto da vila Junquero ate aos 1975
Maria Joao a 17 de Agosto de 2017 às 15:28

mais sobre mim
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29


pesquisar
 
blogs SAPO